Inscrições

TRABALHO CIENTÍFICO

Bem vindos ao sistema de submissão de Trabalhos Científicos para o CBR 2021


COMISSÃO

 

Daniel Lahan Martins

Luciana Costa

Marcos Duarte (Coordenador)

Mauricio Zaparolli

Valdair Muglia

 

REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS - CBR21

 

Este regulamento normatiza a inscrição de trabalhos científicos em formato de painéis eletrônicos destinados à seleção e apresentação durante o 50º Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR21, a ser realizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), de 08 a 12 de outubro de 2021, em ambiente 100% online.

 

Ao inscrever um trabalho, entende-se que o(s) autor(es) leram atentamente todas as informações contidas neste regulamento. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as especificações aqui descritas serão desclassificados.

 

DEFINIÇÕES

 

Painéis eletrônicos: apresentações de trabalhos científicos por meio de série de telas digitais disponibilizadas na plataforma virtual do CBR21.

 

TIPOS DE TRABALHOS ACEITOS

 

Trabalho Original: Demonstra a pesquisa e os resultados de temas preferencialmente inéditos, refletindo a experiência dos autores ou da instituição. Deve conter casuística e metodologia bem claras, com os resultados consequentes, mesmo que ainda parciais.

 

Ensaio iconográfico: Baseia-se em assunto de grande interesse. O objetivo principal é a demonstração de imagens que devem ser bem ilustrativas e de acordo com o assunto escolhido. O texto deve ser muito sucinto, privilegiando os exemplos de imagens. Não necessita de bibliografia, podendo remeter apenas a algumas leituras recomendadas. As  ilustrações e conteúdo devem ser do autor e/ou da Instituição, não coletadas na literatura ou nos meios eletrônicos.

 

Relato de caso: É a apresentação breve de um único caso. O caso deve ter interesse para a especialidade e deve ser discutido seu valor didático. As imagens devem ser bem ilustrativas.

 

Observação: Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e/ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados.

 

AUTORIA

 

1.    Cada autor poderá submeter quantos trabalhos desejar, assinados de forma independente ou em parceria com outros autores.

2.    Cada trabalho pode ser assinado por até 6 (seis) autores, sendo que um deles deve ser identificado como autor principal.

 

PRAZOS

 

Data limite para envio dos trabalhos (resumo + 4 Slides, sendo 1 com objetivo do trabalho e 3 com imagens ilustrativas): até 05/08/2021

 

Publicação do resultado dos trabalhos aprovados e dos top de cada subespecialidade: 25/08/2021

 

Data limite para envio dos trabalhos (apresentação na íntegra): até 15/09/2021

 

Data limite para envio das apresentações em vídeo dos top de cada subespecialidade aprovados: 20/09/2021

 

INSCRIÇÕES

 

1.         Os interessados em submeter resumo(s) e seu(s) trabalho(s) para seleção e posterior apresentação no 50ª Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR21), deverão prencher o formulário de inscrição com os dados do(a) autor(a) responsável e o resumo + 4 slides (sendo 1 com objetivo do trabalho e 3 com imagens ilustrativas) do trabalho até 05 de agosto de 2021, às 23h59 (horário de Brasília), por meio do sistema de submissão de trabalhos  do CBR21 (https://www.congressocbr.com.br).

 

2.         A inscrição do trabalho deverá ser feita por meio do Sistema (links disponibilizados nas redes  sociais do CBR), exclusivamente. Não serão aceitas inscrições de trabalhos via e-mail ou de qualquer outra forma que não a descrita neste regulamento.

 

3.         No ato da inscrição, deve ser informado se um ou mais autores têm ou tiveram, nos últimos 12 meses, afiliação ou relação financeira relevante com empresas comerciais, que produzam, comercializam, revendam ou distribuam bens ou produtos de uso médico ou serviços consumidos ou usados em pacientes. A intenção não é impedir a participação destes autores, mas o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) adota políticas e procedimentos que visam a identificação dos conflitos de interesse.

 

4.         Portanto, tanto o resumo, quando a íntegra do trabalho submetido não devem conter nenhuma promoção comercial e devem manter a privacidade dos dados dos pacientes. Nenhum nome, identificação hospitalar ou qualquer outra informação pessoal pode aparecer na apresentação.

 

SOBRE O RESUMO

 

1.         O resumo do trabalho pode ser submetido em português e/ou inglês. Não serão aceitos trabalhos em outros idiomas.

 

2.         É obrigatório o preenchimento do campo  ‘’Nome Científico dos Autores”. (o registro deve ser efetuado na seguinte ordem: sobrenome e nome por extenso. Exemplo: Mariana Dias de Assis deve ser registrada como Dias de Assis, Mariana.)

 

3.         É proibido mencionar no título, no corpo ou demais sessões do resumo, o nome da instituição onde o estudo foi desenvolvido e o nome dos autores, bem como qualquer dado que sugira sua autoria. Estas informações deverão ser incluídas no campo próprio.

 

4.         Enviar o resumo com até 2.500 caracteres incluindo os espaços (não inclui título, autores e instituição de origem). Limite de 250 caracteres incluindo os espaços para o Título.

 

5.         Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação da apresentação completa.

 

 

6.         Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão do resumo. 

 

7.         TODOS os resumos deverão conter, obrigatoriamente, 5 palavras-chaves ao final (criar campo próprio – servirão como tags)

 

8.         Enviar o resumo + 4 Slides, sendo 1 com objetivo do trabalho e 3 com imagens ilustrativas

 

SOBRE O ARQUIVO DE APRESENTAÇÃO COMPLETA (ÍNTEGRA) EM PPT

 

1.         O trabalho completo, na íntegra (versão final) pode ser submetido em português, inglês e/ou espanhol. Não serão aceitos trabalhos em outros idiomas.

 

2.         Nesta versão final a ser apresentada no evento, caso seja aceita, deverá ser encaminhada em arquivo PDF com, no máximo 30 telas e até 10 MB. O upload deve ser feito no próprio sitema de inscrições (https://www.congressocbr.com.br)

 

3.         A primeira tela da apresentação da íntegra deverá informar: o título do trabalho, o nome completo de todos os autores e o nome completo da instituição onde o trabalho foi desenvolvido.

 

4.         Recomenda-se que o conteúdo do trabalho seja disposto de forma a permitir que o observador conclua sua leitura integral em até 5 minutos.

 

FORMATAÇÃO POR TIPO DE TRABALHO

 

1.         Trabalho original: Título; Introdução, com especificação dos objetivos; Casuística e Métodos; Resultados; e Conclusões, referidas de maneira objetiva.

 

2.         Ensaio iconográfico: Título; Introdução, salientando a importância e o interesse do trabalho proposto; e Descrição sucinta do material apresentado.

 

3.         Relato de caso: Título; Introdução, salientando a importância e o interesse do caso a ser apresentado; Descrição sucinta e Discussão resumida.

 

CATEGORIAS DOS PAINÉIS ELETRÔNICOS NO CBR21

 

a.         Ultrassonografia em Ginecologia

b.         Ultrassonografia Obstetrícia/Medicina Fetal

c.          Ultrassonografia Geral

d.         Cardiovascular

e.         Tórax

f.          Mama

g.         Medicina Interna/Geniturinário

h.         Medicina Interna/Gastrointestinal

i.           Musculoesquelético

j.           Neurorradiologia

k.         Cabeça e Pescoço

l.           Pediatria

m.       Radiologia Intervencionista

n.         Medicina Nuclear (incluindo PET-CT)

o.        Radiologia Geral (incluso Densitometria Óssea, Física das Radiações, radiação ionizante, Meios de contraste, Proteção Radiológica)

p.         Inteligência Artificial, Gestão e Inovação

q.         Ensino na Radiologia

r.          Oncologia

SELEÇÃO

 

1.         A Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos painéis eletrônicos do 50º Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR21 avaliará os trabalhos científicos inscritos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com este regulamento e que tenham ordenação científica suficiente para apresentação no referido evento.

 

2.         A íntegra do trabalho só será aceita se um dos autores estiver inscrito como participante no Congresso.

 

3.         A Comissão Julgadora reserva-se o direito de modificar a categoria dos trabalhos selecionados, bem como, ao seu critério, redirecioná-los para outras modalidades ou especialidades.

 

4.         A Comissão Julgadora é soberana para decidir assuntos omissos.

 

5.  Os autores principais dos trabalhos aceitos e dos TOP DE CADA SUBESPECIALIDADE serão informados  da sua seleção por e-mail, além de estarem disponibilizados no site.

 

TOP DE CADA SUBESPECIALIDADE

 

1.         Dentre os trabalhos aceitos no CBR21, a Comissão Julgadora selecionará os melhores trabalhos de cada subespecialidade, independente do tipo e da categoria.

 

2.         Os autores dos TOP DE CADA SUBESPECIALIDADE deverão providenciar uma versão da apresentação do trabalho em vídeo (mp4) de até 3  minutos de duração.

 

3.         Os autores dos TOP DE CADA SUBESPECIALIDADE assumem o compromisso definitivo de estarem presentes online ao vivo durante dia e hora marcados pela organizadora do CBR21, logados na plataforma virtual do evento conforme orientação da organizadora, para debater o tema com o público presente. O CBR entende que esta é uma maneira de dar visibilidade aos autores e à pesquisa científica considerada relevante. Alguns trabalhos de subespecialidades específicas, a criterio da Comissão Avaliadora, poderão não ser debatidos ao vivo, estando o debate na dependência de espaço na grade da subespecialidades. Os autores dos TOP DE CADA SUBESPECIALIDADE serão informados se haverá debate no e-mail informativo do aceite. Mesmo na ausência de debate ao vivo, os autores dos trabalhos caracterizados como TOP DE CADA SUBESPECIALIDADE deverão enviar o video de 3 minutos. Para isso, o(s) autor(es) deve(m) estar formalmente inscrito(s) como participante(s) do Congresso.

 

4.         O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) considera que os autores cedem ao CBR o direito de publicar os vídeos dos TOP DE CADA SUBESPECIALIDADE nas redes sociais e na plataforma virtual do evento, como forma de divulgar o Congresso Brasileiro de Radiologia e chamar o público para participar do momento ao vivo de apresentação durante o Congresso.

 

RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

 

1.         As despesas associadas a inscrição e apresentação dos trabalhos científicos destinados aos painéis eletrônicos do 50º Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR21 são de responsabilidade de seus respectivos autores.

 

2.         O trabalho científico inscrito não poderá ter sido publicado e/ou apresentado em outros eventos científicos nacionais e/ou internacionais.

 

3.         Todos os autores, ao inscreverem seus trabalhos para apresentação nos painéis eletrônicos do 50º. Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR21, autorizam a Comissão Científica e todas as sociedades médicas apoiadoras do evento citado a publicar o trabalho apresentado em PDF e/ou vídeo por tempo indeterminado nos mais variados veículos de comunicação (impressos, digitais e/ou web), desde que em caráter educativo e científico e com finalidade de divulgação do evento em âmbito regional, nacional ou internacional, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

 

CERTIFICAÇÃO

 

1)     Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao(s) autor(es). O acesso aos certificados será divulgado posteriormente.

 

2)     Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado ao autor principal.

 

3)     Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer virtualmente ao evento para receber o certificado.

 

ANEXOS

 

IV - Instruções para submissão de resumos para o CBR21

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

 

1.         Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento;

2.         Os demais autores que se inscreverem no congresso NÃO deverão reenviar o resumo já inscrito;

3.         Antes de submeter o resumo, revise detalhadamente, com atenção.

         * O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente ao autor que submeteu o resumo pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar as informações aos coautores;

4.         Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas as informações estão corretas.

5.         Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato através do e-mail: trabalhos@cbr.org.br

     Agradecemos a sua colaboração e permanecemos a seu inteiro dispor atraves do email: trabalhos@cbr.org.br.